Nível

De Ragnafun Wiki
Ir para navegação Ir para pesquisar

As características e habilidades de cada personagem são medidas por dois tipos de níveis: o Nível Base e o Nível de Classe. Para que o Nível Base ou o Nível de Classe de um personagem aumente, eles devem ganhar Pontos de Experiência Base ou Pontos de Experiência de Classe. O principal meio de ganhar Pontos de Experiência “EXP” é matando monstros, embora existam algumas alternativas, como completar Quests que possuem como recompensa EXP.

Nível Base

Nível Base, frequentemente abreviado para "BLv", "BaseLV", "LV", "LVL", ou simplesmente chamado de "nível" de um personagem, é a medida principal e mais ampla do crescimento de um personagem no Ragnarok Online. Cada vez que um personagem ganha uma certa quantidade de Experiência Base, seu Nível Base aumenta e o personagem recebe uma certa quantidade de Pontos de Atributos, que podem ser usados ​​para aumentar seus Atributos. Cada nível base requer uma quantidade exponencialmente maior de pontos de experiência base, resultando em uma curva de crescimento atipicamente íngreme que diferencia o RO de muitos outros MMORPGs.

Os personagens começam no Nível Base 1 e podem atingir o Nível Base 175. Por causa do limite máximo do Nível Base, os jogadores devem equilibrar cuidadosamente seus Atributos, para que sejam distribuídos adequadamente quando chegarem ao LVL 175, onde param de ganhar novos Pontos de Atributos. Cada vez que um personagem morre, ele perde uma EXP Base igual a 15% da EXP necessária para o próximo nível, com exceções para jogadores VIP, mortes na arena PvP, dentro dos castelos da WoE (observe que você perde EXP se morrer em masmorras da guilda, mesmo que você seja morto por outros jogadores), na maioria das cidades e em uma pequena variedade de outros mapas, que geralmente são relacionados a Quests.

Além dos Pontos de Atributos ganhos com cada Nível Base, existem vários outros benefícios para aumentar seu Nível Base. Por exemplo:

  • Um aumento dramático de HP e SP é obtido para cada nível.
  • O Nível Base de um personagem influencia sua DES para determinar sua taxa de Precisão.
  • O Nível Base de um personagem influencia a INT para determinar quanto HP sua habilidade de Cura (se aprendida) recupera.
  • O Nível Base de um personagem influencia sua AGI para determinar sua taxa de Esquiva.
  • No nível 175, o sprite de um personagem será glorificado com um efeito de "aura".
  • Muitos itens equipáveis ​​têm um pré-requisito de Nível Base para impedir o uso de itens muito poderosos por personagens de nível muito baixo, a fim de impedir uma vantagem injusta.
  • Algumas missões têm pré-requisitos de Nível Base ou oferecem melhores recompensas de EXP para personagens de nível superior.

Você pode consultar a Tabela de Experiência Base - lista a quantidade de EXP Base necessária para atingir cada Nível Base.

Nível de Classe

Nível de Classe, frequentemente abreviado para "JLv", "JobLV", "JLVL", ou simplesmente chamado de "Job" de um personagem, é a medida secundária da progressão de um personagem em RO e está fortemente vinculado à classe do personagem. Cada vez que um personagem obtém uma certa quantidade de Experiência de Classe, seu Nível de Classe aumenta e o personagem recebe um único Ponto de Habilidade, que pode ser usado para aprender uma nova Habilidade (dependendo de quais habilidades estão disponíveis para sua Classe) ou desenvolver uma Habilidade que ele já aprendeu (frequentemente desbloqueando novas Habilidades). Cada Nível de Classe exige uma quantidade exponencialmente maior de pontos de Experiência de Classe, e muitos monstros oferecem uma quantidade significativamente menor de Experiência de Classe do que a Experiência Base quando mortos, geralmente resultando em uma taxa muito mais lenta de crescimento no Nível de Classe do que no crescimento no Nível Base.

Todos os personagens começam no Nível 1 de Classe e, toda vez que um personagem muda de uma Classe para outra, o Nível de Classe é redefinido para 1. Como Aprendiz, um personagem pode atingir somente o Nível 10, estando pronto para mudar de Classe. As Primeiras Classes podem alcançar o Nível de Classe 50. Entretanto, ao atingir o Nível de Classe 40, já é possível avançar para as Segundas Classes.

Por causa do limite máximo de Nível de Classe, os jogadores devem usar cuidadosamente seus Pontos de Habilidades para que sejam distribuídos corretamente quando atingirem o Nível de Classe 70 e não conseguirem ganhar mais Pontos de Habilidades. Cada vez que um personagem morre, eles perdem uma quantidade de EXP de Classe igual a 15% da EXP de Classe necessária para o próximo nível, com exceções para jogadores VIP, mortes na arena de PvP, dentro de castelos WoE (como na Experiência Base, morte em masmorras de alianças, resulta em perda de 15% de EXP de Classe), na maioria das cidades e em uma pequena variedade de outros mapas, que geralmente são relacionados a Quests.

Além dos Pontos de Habilidades obtidos com os Níveis de Classe, existem vários outros benefícios para aumentar seu Nível de Classe. Por exemplo:

  • Muitos algoritmos de jogabilidade usam o Nível de Classe como um fator, incluindo:
    • Taxa de sucesso na Preparação de Poções dos Alquimistas: + 0,2% por Nível de Classe.
    • Taxa de sucesso no Forjamento dos Ferreiros: + 0,2% por Nível de Classe.

Você pode consultar a Tabela de Experiência de Classe - lista a quantidade de EXP de Classe necessária para atingir cada Nível de Classe.

"Leveling"

O principal meio de ganhar Experiência no Ragnarok Online é matando monstros. Existem vários Mapas de Leveling para escolher, dependendo do tipo de personagem que você joga.